Maioria das mulheres costumam ter um monte de sapatilhas, sandálias abertinhas e rasteiras – mas o estoque de sapatos de frio, aqueles bons para usar com meias, geralmente não é lá muito generoso… especialmente porque aqui faz muito mais calor do que frio.
Acabasse por vezes usar um mesmo sapato, o que pode diminuir super o tempo de vida útil daquela botinha de estimação. Pensando nisso foi-se direto na fonte – alô sapateiras brasileiras! – pra conhecer os cuidados necessários para manter vários tipos de couros (e para que os sapatinhos queridos durem por muitos e muitos invernos), complementando o post passado de Alexandre Birman.
Dicas gerais, valendo para todos os tipos de couro:
- Nunca lavar com sabão ou expor seus sapatos de couro ao sol. NUNCA!
- “Nunca colocar no forno, secador ou atrás da geladeira, porque isso poderá rachar o material”, alerta Sarah Chofakian.
- “Caso o sapato molhe na chuva, não use direto o secador, porque o couro fica ressecado. Coloque antes um jornal ou forma dentro do sapato e passe um pouco de vaselina, dica para não quebrar o couro”, explica Paula Ferber.
- Todas as sapateiras são unânimes: Evite ao máximo usar o mesmo sapato de couro dias seguidos, porque uso contínuo, sem intervalo, deforma a peça.
- “Para a grande maioria dos couros é indicado o uso de hidratante de pele normal, sem cheiro”, indica Luiza Perea. Segundo ela, a pelica (couro lustroso), o píton e o couro de peixe são materiais que respiram e sofrem a tendência de ressecar ao longo do tempo. Ela indica a aplicação de hidratante em todos os couros a cada 6 meses.
- “Limpe por dentro e por fora com um pano úmido. Mas atenção: use pano macio, como uma flanela, não exagere na quantidade de água e faça movimentos circulares, principalmente na parte externa. Em couro, tudo é circular. Senão, pode manchar”, explicou Luiza Barcelos.
- Para manter a forma dos calçados, preencha toda a parte interna com papel amassado (pode ser jornal!) e não guarde em caixas ou sacos fechados (que não permitem a circulação do ar) – se guardar em saquinhos, os feitos de tecido ou TNT são opções certeiras.
- A sapateira não deve ser úmida, quente ou clara demais, condições ideais para a proliferação do mofo. Quem quiser prevenir pode colocar saquinhos de sílica gel nas prateleiras ou nas caixas, que absorvem a umidade do ambiente, sugere Luiza Barcelos.
Carmen Steffens Catuaí Fone: (44) 3123-5215
Nenhum comentário:
Postar um comentário